sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Na terra dos Sonhos,parte 2




O Burning Man começou nos anos 80 apenas como uma manifestação artistica, um homem só depois de um desgosto amoroso decidiu construir uma figura humana de madeira e queima-la na praia no dia do solisticio de verão,apenas como um acto espontaneo de expressão radical.

As poucas pessoas presentes na Praia de Bakers Beach em São Francisco ficaram de imediato tocadas por aquele acto estranho,como se de um ritual de limpeza se tratasse, a figura de um homem a arder ao por do sol.


O Burning Man começou como uma demonstração artistica e assim continua após todos estes anos, mesmo sendo o cenário actual completamente diferente,o espirito é o mesmo,actos espontaneos de expressão radical




A arte

A arte está presente em todo o lado no Burning Man.
Existe um tema anual que é proposto por Lee Harvey,o pioneiro, mas que não é um tema obrigatorio.

Este ano o tema era American Dream,tema que foi polémico

Existem basicamente 4 tipos diferentes de arte em Black Rock City

A arte temática,ou seja a arte que segue o tema proposto,geralmente está nos sitios de maior destaque


A arte da Playa,que é todo o tipo de arte que estando na Playa,não segue o tema proposto

Os art cars, mutant veicules, são veiculos-arte muito loucos e muitos deles vieram a andar na via pública até ao Burning Man.
A nossa brigada de transito teria um dia em grande :)

A arte espontanea e dos acampamentos,toda gente faz o Burning Man,logo é normal que andando pelo recinto se veja demonstrações artisticas em todos os acampamentos
é importante dizer que a arte participativa é encorajada,podemos tocar,subir,mexer


Música

Não existe o palco do Burning Man ou a tenda do Burning Man, existe sim vários palcos e varias tendas,todos eles trazidos por partipantes.

Existem inúmeros participantes para quem o seu contributo é dar músicas ás pessoas, nada ganham com isso excepto o orgulho de sentir que estão a proporcionar momentos de alegria.

Alguns devem investir milhares nas tendas e sistemas sonoros,estive em alguns sitios que poderiam rivalizar com qualquer discoteca,até bar tinham em que podiamos beber,de borla claro,sendo que muita gente contribuia com bebidas e gelo.

Ouvi quase todo o tipo de música em Black Rock City,mas a electrónica era a mais evidente,seja como for havia música para todos os gostos,mas sempre com uma qualidade impressionante, comentei com o Ric algumas vezes, o som era mesmo bom,desde chillout,techno,trance,electro etc fazia-nos ficar a dançar horas e mais uma vez sem ser chato como nas festas de trance em que parece que passado duas horas já é tudo a mesma treta


Theme Camps

Os theme camps são acampamentos de grupos de amigos que decidem dar algo mais ao evento,como tal escolhem um nome e uma temática e investem tempo e dinheiro para tornar o seu acampamento diferente.

Há campos que promovem actividades abertas a todos os participantes,desde workshops de yoga,aulas de massagens para casais,terapias diversas,campeonatos de jogos de tabuleiro,Ringue de patins,oficina de bicicletas ou simplesmente música e bar aberto.

Todas as actividades estão num programa oficial que nos entregam quando entramos no recinto,tornando mais façil escolher o que nos apetece experimentar e há mesmo muita coisa a experimentar :)

Bicicletas

Num espaço gigante como Black Rock City e com a quantidade enorme de coisas para ver e fazer,torna-se evidente que o melhor amigo do homem nestes dias é a bicicleta.
O carro tem que ficar parado durante a duração do evento e andar a pé é sempre uma opção,mas para percorrer o deserto nada melhor do que bicicleta,que para além de grátis e não poluente,deixa-nos em forma e é divertido, contrapartida é um rabo dorido a semana toda ahah



3 comentários:

lara disse...

Quero mais :)

goncalojfsilva disse...

Que belos peitinhos pá!
Faz um post só de fotos para entreter a malta enquanto escreves mais. Apoio a Lara, QUEREMOS MAIS! Oh si cariño, se a ti te gusta, a mi me encanta!

goncalojfsilva disse...

E para quando um Burning Man no Alentejo? Em vez de um boneco podíamos queimar o José Castelo Branco. Agora é que ele chegou ao limite... lançou um cd de música!!! Se não for eu a pôr-vos ao corrente das notícias importantes... quem é amigo?